sexta-feira

pimentao - faz a festa dos olhos e do paladar

                                   
O pimentao é da mesma família do jiló, do tomate, da berinjela e até da batata. No se sabe ao certo se o pimentao é originário da América Latina ou do sul do México, mas quando levado para a Europa conquistou nao só os paladares do Velho Mundo, mas também o dos asiáticos.
Possui sabor marcante e é muito utilizado na culinaria mundial, em entradas, molhos, pratos principais, carnes, massas, enfim existe uma infinidade de invencoes que utilizam o pimentao.
Foi eternizado no Ratatouille, um prato de origem mediterranea.
Além do sabor, é um vegetal com importante fonte de vitamina C, B1, B2, niacina, sais minerais, fósforo e ferro.
Há três tipos básicos de pimentão quanto ao formato: quadrado, retangular e cônico. Com relação a coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, dependendo da variedade. Independentemente da cor, para ser de boa qualidade, deve estar maduro, firme e apresentar forma regular. Nessas condições, dentro da geladeira, pode conservar-se por duas a três semanas. Servido como prato principal ou como complemento em saladas, molhos ou ensopados, é muito gostoso e sempre bem recebido.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
O pimentão é um fortalecedor do sistema imunológico. Ajuda a combater às infecções, previne resfriados, cansaço muscular, arteriosclerose e hemorragias. Também ajuda na prevencao de doenças, como catarata, e age na formação dos ossos e dentes. Sua acao acelera a cicatrização das feridas e o amadurecimento das células brancas e vermelhas através da ação ácido fólico.

CURIOSIDADES
Os pimenoões:
- são parentes da pimenta malagueta. Ambos foram batizados pelos exploradores espanhóis, que os confundiram com a pimenta em grao.
- se colhidos verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé.
- Cem gramas de pimentão fornecem 48 calorias.

DICAS DE ESCOLHA E PREPARO
- Para retirar a pele do pimentao, coloque-o em água fervente por cerca de um minuto, ou até romper a pele. Pode ainda levá-lo diretamente na boca do fogao espetado num garfo.
- Na hora da escolha, prefira os firmes e com casca brilhante, o que indica estarem frescos. Os frutos colhidos muito novos são pequenos, tam cor verde-pálida e murcham mais rapidamente. Deve-se dar preferancia aos frutos cujos talos foram cortados rentes.
- Ao escolher os frutos, deve-se manipulá-los com cuidado, sem apertá-los ou quebrá-los, para não danificar os que serão adquiridos por outros consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
A obra Blog La Passione de Maicol Torret foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://www.bloglapassione.blogspot.com.