sexta-feira

caviar brasileiro - ovas de tainha

                                     

Ovas de tainha salgadas, defumadas e secas ao sol - a bottarga catarinense conquista cada vez mais uma legiao de apreciadores.Com grande aceitacao em plena escassez das ovas do esturjao ao redor do mundo, é do nosso litoral que vem a bottarga – um produto brasileiro com status e preco de caviar. O quilo chega a custar cerca de 600 reais. Mas, acredite, o sabor desse ingrediente vale cada centavo. Trata-se da ova de tainha, preservada inteira num processo artesanal de limpeza, salga, desidratacao, secagem, modelagem, banho em cera de abelha e embalagem a vácuo.

Segundo Christian Katopodis, de família grega e dono da Bottarga Lefkas, trata-se de um produto que remonta à Antiguidade. Conta a história que foram os fenícios, no início no século IX a.C., que difundiram o consumo de ovas desidratadas enquanto dominavam o Mar Mediterrâneo e parte da Ásia, fundando mercados e colonias desde a Ilha de Chipre até o Mar Egeu.

Por aqui, a costa catarinense é onde se concentra a maior parte da producao brasileira, sempre entre os meses de maio e julho, quando as tainhas migram das águas frias do Sul em direcao ao norte do Brasil. Fora desse período, a pesca é proibida.
No mercado, a bottarga chega em duas versoes: inteiras (para ser fatiadas na hora de servir) ou raladas. É um ingrediente capaz de tornar qualquer receita muito especial e sofisticada.
Rica em proteínas, omega 3, vitamina A, B, C, E, ferro, cálcio e, melhor, com baixo teor calórico, as ovas desidratadas e salgadas fazem parte da dieta mediterranea.
Na Grécia, a bottarga é consumida com pao integral aquecido. Já os italianos preferem consumi-la em fatias finas, com azeite e pedaços de limao.
Na França, recebe o nome de poutargue e vai bem com torradas.
Os russos não dispensam a iguaria servida com pao e salada.
No Brasil, a iguaria ainda está sendo apresentada ao palato e nem todo mundo se sente à vontade com o sabor forte de mar.

Entre os chefs, no entanto, não há dúvida do valor do ingrediente. As ovas desidratadas têm sabor marcante e expressivo, além de serem muito versáteis. Utilizadas em canapés, saladas, massas, risotos, peixes e também com frutos do mar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
A obra Blog La Passione de Maicol Torret foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://www.bloglapassione.blogspot.com.