Lembro-me que quando crianca comia o mel direto na fava, e depois ficava mastigando aquela cerinha que parecia chiclete!
Também me lembro de ter sido atacada por um enxame de abelhas quando tentava "roubar" a producao delas!
Esse é um verdadeiro exemplo de alimento santo, a natureza é tao perfeita que nos deu esse adocante natural e potencialmente nutritivo, de um valor inestimável que nao damos a atencao merecida.
O mel é um fluido doce e viscoso, constituído por glicose e frutose, produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas e estocado em favas.
A utilizacao do mel na nutricao humana nao deve limitar-se apenas a sua característica adocante, como excelente substituto do acúcar, mas principalmente por ser um alimento de alta qualidade, rico em energia e outras substancias importantes para o funcionamento adequado do organismo.
O mel é fonte de carboidratos, o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposicao e combater o cansaco. É fonte de vitaminas C que apresenta potente acao antioxidante e de vitaminas do complexo B que auxiliam na desintoxicacao do organismo.
Tem ação anti-séptica, antiinflamatória, antioxidante, antimicrobiana, além de atuar como um antibiótico natural. É imunoestimulante, sendo eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados, pode ser utilizado ainda para auxiliar no tratamento de problemas pulmonares e de garganta.
Dicas de consumo:
- pela manha em fatias de torradas
- em uma tigelinha de cereais e frutas
- no chazinho de inverno
- em pequenas cápsulas que estao a venda em farmacias e supermercados
- como adocante de sucos e vitaminas
- com frutas como mamao papaia ou maca
- em bolos e tortas com substituto do acúcar, e até em receitas salgadas
- como substituto da sobremesa, mel puro, ou ainda na fava se voce conseguir encontrar
Nenhum comentário:
Postar um comentário