Com um clima tropical e uma variedade inimaginavel de ingredientes (confira nesse blog em ingredientes brasileiros), de frutos exoticos, raizes preciosas, carnes nobres, peixes unicos a temperos fascinantes, ao percorrer o Brasil nos deparamos com deliciosas novidades que vao de acordo com a variacao da terra e do clima local.
A diferenca e tao grande que ao degustar um prato vindo do sul do brasil e um outro vindo do norte voce nao consegue identificar os dois pratos como sendo do mesmo pais.
E essa enorme variedade esta chamando a atencao do mercado gastronomico internacional, chefs de renome como Alex Atala tem ajudado, e muito, a difundir a gastronomia brasileira, bem como os ingredientes brasileiros no mercado competitivo da gastronomia mundial. Foi a colocacao de seu restaurante D.O.M como o 7 melhor do mundo esse ano que atraiu todos os olhares nacionais e internacionais para a gastronomia Brasileira.
O mundo esta olhando para o Brasil agora, nao so pelo futebol, carnaval e mulheres, agora esta olhando para uma nova forma de economia. Isso e bom para o pais como um todo, mas principalmente para toda a cadeia que envolve o mundo gastronomico, digo, se essa valorizacao se consolida e nao "passa" como se fosse so uma"moda", a economia que gira em torno do mundo culinario tende a crescer muito.
Se dentro de nosso pais conseguimos chamar a atencao dos chefs para uma maior valorizacao da nossa comida, dos nossos pratos tipicos, do nosso produto, e se conseguimos fazer com que o proprio cliente brasileiro se orgulhe em entrar em um restaurante tipico brasileiro e pedir um prato nacional, ai sim, estamos conseguindo consolidar nossa gastronomia e fazer girar dinheiro em funcao disso.
A valorizacao do produto nacional, tanto no mercado interno quanto externo, fara crescer a compra, venda, plantio e mao de obra dentro do pais, fazendo crescer os numeros da economia na area gastronomica.
Esse momento e tao importante para o Brasil que talvez as pessoas nao estejam realmente se dando conta que temos potencial culinario para se destacar assim como nos destacamos no futebol e carnaval, e que como estes, a culinaria tambem e um mercado altamente lucrativo.
Nao podemos continuar pensando que "santo de casa nao faz milagre" e continuar na febre de produtos importados ou de restaurantes de culinaria italiana, francesa, chinesa; nao tenho nada contra nehuma delas, so penso que nos tambem temos potencial para alcancar esse espaco no paladar do consumidor. Uma coisa nao elimina a outra.
A&M
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